Flávia Piovesan

Procuradora do Estado de São Paulo, Professora Doutora da Faculdade de Direito da PUC/SP. Sócia fundadora do IBAP.


ALIAS ENTREVISTA FLAVIA PIOVEZAN

“Há 20 anos tive o privilégio de participar do processo de criação do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP). Lembro-me das tantas reuniões preparatórias até a instituição do então Instituto Paulista de Advocacia Pública (IPAP), que, por sua importante e destacada atuação, levou à ampliação de seu mandato para o que hoje — com alegria e orgulho – abraçamos como IBAP.

Sob o prisma retrospectivo, o balanço destas duas décadas revela um extraordinário universo de qualificados debates, seminários, encontros, pesquisas e publicações acerca de temas centrais à advocacia pública.

O IBAP tem tido a força catalizadora de impulsionar a reflexão sobre a advocacia pública sob o prisma do Estado Democrático de Direito, enfrentando o desafio de sustentar a rígida separação entre a defesa do Estado e a defesa dos interesses do governo ou do governante, bem como de associar a primazia do interesse público à prevalência da dignidade humana.

Com o seu alcance e impacto, o IBAP tem prestado uma relevante contribuição à valorização da advocacia pública e à promoção do Estado Democrático de Direito em nosso país.”