Italo Calvino – Romancista e ensaísta italiano, um dos mais importantes escritores do Século XX

A obra de Italo Calvino será um dos temas debatidos no 22º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública – II Diálogos Interdisciplinares.
No dia 17 de setembro de 2018 (segunda-feira), a partir das 9h40, terá início a Mesa I, “Da Rosa de Hiroshima às Vozes de Chernobyl”, que versará sobre temas relacionados a radioatividade, guerra nuclear e direito. A mesa será aberta com palestra intitulada “As cabras de Bikini: Natureza e História em Italo Calvino”, que estará a cargo de Adriana Iozzi Klein, Professora de Literatura Italiana da FFLCH/USP e maior especialista brasileira na obra desse grande escritor italiano do Século XX.
O tema “Italo Calvino” será retomado na manhã do dia 18 de setembro, a partir das 9h00, com a mesa “Italo Calvino, Direito Ambiental e Urbanístico”, ocasião em que serão proferidas as seguintes palestras:

  • “Descrição da Natureza em ‘O caminho de San Giovani’ e o conceito de salubritas” – Elizabeth A. Meirelles (Professora de Direito Internacional da USP)
  • “Italo Calvino e o Clean Air Act” – Fernando Walcacer (Procurador do Estado/RJ, Vice-Presidente do IBAP)
  • “Literatura como instrumento cognitivo: fins do mundo antevistos por Leopardi e Calvino” – Iolanda Guilherme Assis da Silva (Doutoranda – Letras/USP)
  • “‘Especulação Imobiliária’ e a memória urbana” – José Nuzzi Neto (Procurador do DAEE/SP e Presidente do IBAP)
  • “O campo e a cidade em Ítalo Calvino: Os cogumelos de Marcovaldo” – Julia Pontes (Mestranda – Letras/USP)
  • “Cidades imaginarias: entre a realidade e o sonho” – Lucíola M. A. Cabral (Procuradora do Município de Fortaleza – CE)
  • “A sinestesia sensorial ambiental em Italo Calvino” – Paulo Velten (Professor de Direito da UFES)

Clique aqui para acessar o site com mais informações sobre o congresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *