São cada vez mais aprofundados os estudos jurídicos a respeito do importante papel desempenhado pela agricultura na economia brasileira. O estudo de Direito Agrário, que já era bastante difundido nas décadas de 1960 e 1970, evoluiu hoje para o Direito do Agronegócio. O tema vem sendo amplamente debatido junto aos Tribunais e à Advocacia Pública. Lembramos que, já em agosto de 2014, o Instituto Nacional de Recuperação Empresarial realizava em São Paulo o “Congresso Internacional Direito do Agronegócio – Perspectivas do Setor Rural no Mercado Globalizado”, que contou com a participação do então presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador José Renato Nalini, além de ministros do Superior Tribunal de Justiça.

Dentre os setores do Agronegócio, destaca-se o da sojicultora.  No pregão do dia 25 de outubro, as cotações da soja na Bolsa de Chicago continuavam estáveis, retratando o momento de calmaria no mercado internacional de grãos. No horário da manhã, os futuros da oleaginosa perdiam pouco mais de 1 ponto, com o novembro/18 valendo US$ 8,49 por bushel. 

De acordo com analistas de mercado da Agência Resource Mercosul (ARC), “A especulação tem passado por dias de ‘banho-maria’ com a falta de notícias que poderiam alimentar uma tendência temporária de curto-prazo. No atual momento, o foco do mercado tem sido os resultados de produtividade dos campos estadunidenses e o progresso de plantio no Brasil”.

Executivos explicam que há problemas pontuais com a nova safra norte-americana do grão, em razão do excesso de umidade em parte das lavouras, o que acaba acarretando perda de pesa e qualidade.

No Brasil, a semeadura evolui de forma bastante satisfatória e os eventuais percalços são apenas pontuais. Estima-se que 47,5% da safra de soja brasileira já foi semeada até a atual semana. O ritmo é bem acima dos 32% no mesmo período em 2017; 40,3% em 2016; e 36% de média dos últimos 5 anos”, informa a ARC.

(Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/223892-soja-em-chicago-segue-com-especulacao-moderada-e-operando-com-estabilidade-nesta-5-feira.html#.W9LCDvZFzIU)

Deixe uma resposta